Gestão da Inovação – devemos alinhar ao Planejamento Estratégico

É muito comum encontrar empresas que entendem a Gestão da Inovação como algo paralelo à gestão “tradicional” e às estratégias de crescimento, o que é um erro que pode comprometer muito o desenvolvimento do negócio.

Quando falamos sobre Gestão da Inovação, estamos nos referindo a nada mais do que planejar, gerenciar e mensurar as atividades que uma empresa ou instituição possui para a promoção da inovação, não de forma isolada, mas sim fortalecendo e endossando as ações estratégicas. Empresas com gestão eficiente se organizam a partir da premissa de áreas estratégicas, que vão dar condições para o crescimento do negócio.

Da mesma forma devemos pensar a Gestão da Inovação. Quando a orientamos para essas áreas, podemos potencializar o crescimento da empresa, ou seja, é possível organizar as ações de promoção da inovação a partir do que já está definido como estratégico ao negócio. Assim, as ações para a promoção da inovação podem otimizar tempo, recursos e ter um resultado muito mais efetivo. Não é fazer ação para a promoção da inovação por fazer, sem foco, sem objetivo, é alinhar ao escopo e às necessidades reais do negócio.

Precisamos alinhar a gestão da inovação ao planejamento estratégico

Quando a Gestão da Inovação é realizada de forma eficiente, encontra-se maneiras mais eficazes de organizar a impulsionar o negócio. Nesse momento processos como identificação de oportunidades, definição de ações estratégicas, análise de mercado, organização de processos, mapeamento da concorrência, engajamento de talentos e equipe funcionam em sincronicidade, possibilitando o aumento da competitividade da empresa.

Desta forma a dica é: quanto pensar em atuar com atividades de inovação, devemos enxergar onde queremos chegar o que está definido no nosso planejamento. A partir disso podemos orientar banco de ideias, relacionamento com universidades, startups ou atividades internas. Pensar a inovação de forma alinhada, o que não significa engessada. Mas sim, ações que possam de fato para contribuir para o desenvolvimento da empresa.

A Vlinder nesse processo

Nesse cenário de somatória das ações, é esperado que a empresa cresça, porém quando os sócios não conseguem alinhar estratégias de administração com gestão da inovação, o que encontramos são empresas que querem inovar e não sabem como. Querem fazer algo e procuram ações desconexas. Nesse sentido, a consultoria da Vlinder estrutura programas de gestão da inovação alinhado as necessidades, ao planejamento e às dores da organização.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s